terça-feira, 27 de outubro de 2009

REGIÃO CENTRO-OESTE

Estados: Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS)

  • Introdução à Culinária do Centro-Oeste:
O Centro-Oeste brasileiro engloba três dos biomas mais ricos do Brasil, a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal. A população que se estabeleceu nessa região desenvolveu ao longo dos séculos saborosos métodos de preparar ingredientes exclusivos do Centro-Oeste, que infelizmente passam desapercebidos para a maioria dos brasileiros. É o caso do perigoso Pequi, popularíssimo entre os goianos e que pode deixar a boca de não-iniciados repleta de espinhos. Ou da amarga Guariroba, uma espécie de palmito acinzentado.

A culinária dessa região de biodiversidade riquíssima é uma mistura das cozinhas indígena, portuguesa, paulista, mineira, nordestina e paraguaia. Os índios, habitantes originais da região, colaboraram com seus pratos à base de Peixe e Mandioca. Os descobridores portugueses com a Doçaria . Os bandeirantes paulistas com as Carnes Secas e as Farofas (de banana, de carne, de ovo).

Os mineiros trouxeram pratos à base de Porco, como o Arroz com Suã. Dos espanhóis veio o puchero, cozido com carnes variadas e grão de bico. E como a sul-mato-grossense Campo Grande chegou a abrigar a terceira maior colônia japonesa no Brasil, a culinária local têm heranças dos japoneses, como Sobá, espécie de sopa de omelete, carne de porco e macarrão frito, e o uso de shoyo em alguns pratos e na mandioca cozida.

Dos vizinhos paraguaios, a região Centro-Oeste herdou a Chipa, pão de queijo mais seco que o mineiro em forma de ferradura com pedaços de queijo meia cura ou goiabada dentro, a sopa paraguaia (que de sopa não tem nada, pois é uma torta) e o Tereré, bebida largamente consumida no Pantanal e que é uma versão gelada do chimarrão gaúcho.

O tereré (pronuncia-se tererê) é feito com o mate menos moído e menos processado que o do chimarrão. A bomba tem furos maiores, e a bebida é servida na Guampa, chifre de boi cortado.

A tradição do Cerrado reserva surpresas como o empadão goiano, o Arroz-de-Puta-Rica e a Pamonha Salgada. O Pantanal, por sua vez, “esconde” pratos como a Mojica de Pintado do Mato Grosso e o Furrundum, doce feito com o tronco do mamão. Em alguns lugares do Pantanal a Carne de Jacaré é consumida ensopada.







Um comentário:

  1. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderExcluir

Comentar esta receita